-
Arquitetos: B.L.U.E. Architecture Studio
- Área: 43 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ruijing Photo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado num beco próximo do centro histórico de Pequim, a casa em forma de "L" está entra a antiga muralha e um edifício de dois pavimentos. A renovação teve como objetivo transformar a antiga residência de 43 m² num espaço cômodo e funcional para uma família de seis pessoas.
O primeiro pavimento consta de vários "palcos" de madeira que funcionam como sala de estar, jantar, dormitório, sala de estudos e banheiro, criando um espaço aberto e contínuo que oferece oportunidades de comunicação entre os membros da família. Ao mesmo tempo garante que cada indivíduo tenha um espaço habitável independente.
O tamanho de cada ambiente é decidido de acordo com as atividades em diferentes áreas funcionais. O espaço aberto no segundo pavimento é o dormitório das crianças e área infantil. Materiais tais como tapetes e redes são utilizados para garantir a segurança das crianças e para criar um ambiente mais íntimo.
Uma circulação compartilhada conecta todos os ambientes internos da casa com a rua.
Uma longa claraboia atravessa toda a casa e mantém luz natural suficiente, criando uma sensação de estar ao ar livre. A fachada posterior está feita de madeira e vidro, pode ser aberta como uma enorme porta. Assim, o espaço interior e o pátio posterior se unem, difundindo o limite entre interior e exterior.
O projeto foi inspirado pelos espaços públicos compartilhados no tradicional Hutong de Pequim, o qual transmite a visão de que um lar pode ser um espaço aberto como parte dos espaços públicos urbanos e o que o define é a relação entre as pessoas que convivem dentro dele e o meio ambiente.
Originalmente publicado em Fevereiro 27, 2017.